19°/ 27°
Belo Horizonte,
20/DEZ/2014

Veículos | Lançamento »

Saveiro revitalizada

Com mudanças expressivas em design, mais itens de série, e nova arquitetura eletrônica, VW lança Saveiro 2014 e anuncia que versão "double deck" (cabine dupla) será a próxima investida para tomar a liderança da Fiat Strada.

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Fábio Doyle Publicação:22/04/2013 15:47Atualização:22/04/2013 16:35
 (Divulgação)
Enquanto não chega a Saveiro cabine dupla, ou “double deck”, como a chamou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, a montadora alemã apresentou a nova pick-up compacta Saveiro, em busca da liderança desse segmento, hoje nas mãos do Fiat Strada.

Como novidade, a nova Saveiro, que chega como ano modelo 2014, traz basicamente um novo design, itens de série que antes eram opcionais, novos acessórios, nova versão Cross e uma nova arquitetura eletrônica gerenciando os sistemas de segurança do veículo, esta já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014.

Entre os destaques nas mudanças visuais estão o novo para-choque dianteiro, o novo capô, os para-lamas dianteiros, e as grades, que deram uma aparência mais “musculosa” à pick-up compacta da VW.

A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida.  A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex (bicombustível) e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas.

Internamente a versão de entrada da Nova Saveiro traz como principal novidade o novo painel de instrumentos combinado, que inclui conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos. Passa a ser itens de série em todas as versões da Saveiro2014 o acionamento elétrico dos vidros e travamento central das portas.

Na Trooper, os bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.
Airbags e ABS com direção hidráulica são itens de série a partir da versão Trooper. Outra novidade é a inclusão do recurso que permite desativar o airbag do passageiro.

O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia).

Além disso, o I-System permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

Quando equipada com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, a Nova Saveiro ganha a função "tilt down”. Esse recurso, que segundo o fabricante é inédito entre pick-ups compactas vendidas no mercado brasileiro, regula o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada.

 (Divulgação)


Modelo topo de linha da Saveiro, a versão aventureira Cross teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo.
Essas mudanças são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo “CROSS”.
Como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado.

Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba – que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross. O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas.

A fixação da carga é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada pelos trilhos com ganchos deslizantes. O rack posicionado no teto da cabine viabiliza o transporte de cargas mais longas, enquanto os degraus laterais externos facilitam a manipulação da carga, assim como a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.

Arquitetura eletrônica

A Nova Saveiro conta com a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e, principalmente, segurança. Entre esses últimos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.

Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro.

 (Divulgação)


Também conveniente, o “Comfort Blinker” exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.

A Nova Saveiro oferece opcionalmente novo sistema de som global do Grupo Volkswagen – o mesmo oferecido para o Novo Gol e o Novo Voyage. O novo aparelho tem rádio AM/FM e CD/MP3 player e conta com entradas Auxiliar, USB e com interface para iPod.

Os comandos podem ser ativados por teclas no volante multifuncional. As informações são replicadas no painel de instrumentos por meio do I-System.
Se a pick-up for equipada com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, o novo rádio exibe em sua tela a silhueta digital do veículo (visto de cima), com uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema, que funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro, conta ainda com o auxílio sonoro (beep).

No lançamento da Saveiro 2014, a Volkswagen do Brasil comemora o primeiro trimestre do ano com recorde histórico nas vendas de comerciais leves da marca, totalizando 29.746 unidades (recorde anterior para o período foi em 1997, com 20.710 unidades nos três primeiros meses do ano). A marca também atinge o melhor mês de março da sua história no segmento, com 10.513 unidades. O recorde anterior era março de 2011 (10.052 unidades).

De janeiro a março de 2013, o volume de 29.746 unidades de comerciais leves emplacadas, representa crescimento de 15% sobre o primeiro trimestre de 2012, quando registrou 25.912 unidades. O modelo mais vendido da marca no segmento é a Saveiro, com 17.305 unidades no período. Na sequência, a Amarok (5.471unidades), a Kombi (5.390 unidades), o Tiguan (1.543 unidades) e o Touareg (36 unidades).

No mercado brasileiro de comerciais leves, a participação da Volkswagen é hoje de 15%. Ela está em segundo lugar, atrás da Fiat que lidera com 20,3%. Thomas Schmall, trabalha com afinco para alcançar a liderança, que ele acredita ser possível com o lançamento da versão cabine dupla, a ser lançada ainda este ano. Segundo Schmall, no mix de vendas do concorrente, a cabine dupla representa mais de 50% das vendas.

A nova Saveiro chega com preço de entrada de R$ 33.490 (cabine simples), R$ 36.610 (cabine estendida), R$ R$ 43.390 (Trooper) e R$ 48.990 (Cross).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.