15°/ 27°
Belo Horizonte,
31/OUT/2016

Mochila pode ocasionar sérios problemas na coluna e até acabar com as férias

Não existe uma definição certa do quanto a coluna suporta carregar além do peso corporal. Especialista recomenda peso de até 20% do peso do viajante

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rusky - Revista do CB Publicação:27/12/2013 07:40Atualização:27/12/2013 07:59
O ideal é que o peso da mochila não seja carregado pela coluna e pelos ombros, mas pelas pernas e pelo quadril (SXC.hu/Banco de Imagens)
O ideal é que o peso da mochila não seja carregado pela coluna e pelos ombros, mas pelas pernas e pelo quadril
Férias de até três meses para os estudantes. Hora de aproveitar. A vontade de muitos é colocar uma mochila nas costas e viajar mundo afora. Quem segue esse impulso, no entanto, pode acabar tendo problemas. A aventura exige preparação. O peso excessivo na coluna tende a causar dores capazes de estragar o prazer da viagem.

Não existe uma definição certa do quanto a coluna suporta carregar além do peso corporal. O ortopedista Marcelo Ferrer afirma, no entanto, que o peso que ela suporta é de até 20% do peso do viajante. De toda forma, isso varia muito com o tempo de caminhada com a mochila nas costas e com a postura. O ideal é que o peso da mochila não seja carregado pela coluna e pelos ombros, mas pelas pernas e pelo quadril. Isso é feito por meio de mecanismos simples, como barrigueira estruturada, tira peitoral, ajuste de dorso e tira estabilizadora.

A ausência ou o ajuste errado de alguns desses itens pode causar sérios problemas não só à coluna, devido ao peso e à má postura, mas também aos joelhos e tornozelos. “Todas as articulações são prejudicadas com o uso de mochilas muito pesadas. O nosso centro de gravidade fica deslocado e, tal fato, pode levar a lesões de diversos tipos”, afirma a fisioterapeuta Nara Beatriz Matos.

Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (Thiago Fagundes/CB/D.A Press)
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.