-

Armazém mineiro

Receitas selecionadas entre os mais tradicionais ingredientes da cozinha das Gerais

Diminuir Aumentar Imprimir

Corrigir

Envie para seu(s) amigo(s)

+

Adicionar amigo

-

Remover Amigo

| Publicação: 29/09/2015 07:00 | Atualização: 30/09/2015 10:55

O leite no latão é fresco, tirado de madrugadinha, ao som da passarinhada. No balcão tem café novinho, que acabou de vir da moenda –  dá pra sentir o cheiro de torrado... Milho? Chegou agorinha: do verdinho, para mingau, e do seco, para moer. Se preferir, pode levar o fubá grosso, é de moinho d’água. No viveiro lá fora tem galinha caipira, e toucinho, logo ali, do lado da linguiça defumada. Pensou em um armazém da roça? Pois se achegue. Sente-se aí e guarde um tempinho para um dedo de prosa...


Nesse ambiente típico das vendas do interior, o projeto Sabores de Minas convida os leitores para uma edição para lá de especial, em mais uma viagem pelos grandes territórios do sabor que se espalham pelas Gerais. Como guias, elegemos matérias-primas que estão presentes desde as lavouras, quintais e fogões das fazendas até as cozinhas da alta gastronomia, preparada em anos de evolução da culinária mineira, hoje consagrada mundo afora.


A escolha não ocorreu ao acaso: leite, café, milho e carnes, especialmente as de frango e porco, estão na raiz de expressiva parcela da cozinha mineira. Isso para não mencionar a importância econômica adquirida ao longo dos séculos por esses produtos, cuja utilização em diferentes pratos une a diversidade étnica e cultural que compõe nossa rica tradição culinária.


Moldadas por mãos europeias, indígenas e negras, essas matérias-primas chegaram aos nossos dias em um infindável cardápio de laticínios, pratos tradicionais, doces, quitandas e bebidas, refinado ao longo dos tempos por mestres e mestras das cozinhas. Foi nesse menu, e em uma nova visita ao nosso mapa, traçado em mais de 10 anos de andanças do Norte ao Sul, do Triângulo ao Leste de Minas, que buscamos inspiração para os pratos servidos nas próximas páginas.
Nelas, resgatamos algumas das mais saborosas iguarias à base dos produtos escolhidos ou de seus derivados. Muitas, é certo, combinam mais de uma dessas preciosidades, assim como outros ingredientes que só fazem comprovar a diversidade de uma cozinha que se refunde e reinventa para levar sempre o melhor a cada mesa. Pois então, tome seu lugar ao lado de nossos cozinheiros, aguce o paladar e o olfato, mas abra também olhos e ouvidos para uma nova visita a este imenso armazém de sabores, cultura, histórias e personagens chamado Minas Gerais.


Bom apetite!

Receitas